Projetos

Filtrar por:

ROTARYPARK

Construção do PLAYGROUND na praça da cidade com lucro do Jantar Anos Dourados, venda de pizzas,feijoadas e patrocinios das empresas, onde nossas crianças poderão brincar e se divertir ao ar livre

Postado em de de por Rotary Club de Pranchita

Feira de profissões

O projeto procura direcionar os jovens que estão prestes a se formar no ensino médio para o mercado de trabalho. Profissionais das mais variadas áreas palestram explicando suas trajetórias de vida, dificuldades, etc. Quais as aptidões que cada pessoa precisa ter para desempenhar determinada profissão, sendo que os palestrantes incentivam a perseverança e força de vontade para combater as dificuldades e obter sucesso na carreira e na vida. Enfatizam que não existe caminho fácil.

Postado em de de por Rotary Club de Barracão

Capacitação para produção de materiais domissanitários em comunidades vulneráveis do município de Pato Branco

Um dos problemas encontrados em municípios como Pato Branco, está relacionado com a educação ambiental, pois mesmo havendo programas de recolhimento e tratamento de lixo, ainda há muito a ser melhorado e desenvolvido. Em geral, a população descarta seu lixo, e, sem conhecimento, não prevê a possibilidade de reutilização de alguns materiais, o que amenizaria problemas ambientais. A cultura de “apenas descartar o lixo”, em geral é praticada por todas as classes sociais, destacando algumas empresas e indústrias, as quais geram grandes quantidades de resíduos que podem ser utilizados como insumos para a produção de diferentes produtos em associações e cooperativas visando a distribuição de renda em comunidades vulneráveis.     Muitos produtos domissanitários podem ser produzidos a partir de materiais que são descartados no ambiente e/ou lixo, tendo como exemplo, o sabão, o qual pode ser produzido a partir de óleo usado, e ainda, para o seu processo de produção é possível reaproveitar muitos resíduos, como embalagens de leite (caixa) para moldes. A partir do sabão base produzido a partir de insumos reaproveitados, é possível se obter outros produtos com maior valor agregado, como sabão e sabonete líquidos, sabão medicinal, sabões artesanais, entre outros, que podem ser elementos geradores/complementadores de renda para a população. O óleo usado é, geralmente, armazenado e descartado sem qualquer tratamento em cozinhas de creches, escolas municipais e por restaurantes. Além do óleo usado, para a produção de sabão é utilizado o sebo de origem animal, o qual é gerado por frigoríficos. Outro material que pode ser utilizado para a produção de sabão é a glicerina, a qual agrega maior qualidade ao produto final, sendo que algumas indústrias descartam esse composto. Por meio de parcerias entre as associações ou cooperativas é possível que os insumos que geralmente são descartados sejam destinados às mesmas, e para aqueles precursores que apresentam custo para aquisição, como a glicerina, o valor poderá ser reduzido. A produção de produtos domissanitários pode ser um tema gerador de conhecimento e de mudanças na comunidade, pois com esse projeto, pretende-se capacitar profissionalmente membros de comunidades vulneráveis para a produção e venda de sabão.

Postado em de de por Rotary Club de Pato Branco-Amizade

Localizar site dos clubes