Club de
Marechal Cândido Rondon

Mostrando todas as publicações do Clube

Rotary no Paraná

O Rotary Club de Marechal Cândido Rondon completa meio século de serviços no mês de junho. Mas, no Estado do Paraná o Rotary chegou três décadas antes, em 1933, ano em que foi fundado o Rotary Club de Curitiba, conhecido como “Curitibão”, na capital do Estado. Posteriormente foram criados os clubes de Jacarezinho e de Ponta Grossa, em 1936. Em 1956 foi criado o primeiro Distrito no Estado, de número 120. Em 1957 esse distrito passou a ser denominado de 463. Em 1974 houve a divisão deste distrito, surgindo também o 464, dividindo o Estado em duas áreas. Marechal Cândido Rondon passou a pertencer ao Distrito 464. Anos mais tarde, com a intensa colonização do Paraná e a conseqüente instalação de muitos clubes em todas as regiões, o Estado passou a contar com 4 distritos, como permanece até hoje. Ao Oeste do Paraná o Rotary International designou o Distrito 4640, implantado a partir de 1º de julho de 1991.

Postado em 26 de Maio de 2019 por Rotary Club de Marechal Cândido Rondon

Rotary no Brasil

Em Marechal Cândido Rondon o Rotary chegou no ano de 1969, quando foi fundado o primeiro clube na cidade. Mas, no Brasil a organização começou na década de 20. O primeiro Rotary Club do Brasil foi criado no Rio de Janeiro no dia 15 de dezembro de 1922. A oficialização da admissão do Rotary Club do Rio de Janeiro em Rotary International somente foi registrada em 28 de fevereiro de 1923, data esta que passou a ser a data de aniversário da organização no Brasil. Foi o primeiro clube em que se falava o idioma português no mundo. A partir do Rio de Janeiro, novos clubes foram criados, em São Paulo (1924), em Santos (1927), em Belo Horizonte (1927), em Juiz de Fora (1928), em Niterói (1928), e assim por diante. A semente plantada em 1923 pelo RC do Rio de Janeiro, germinou e deu frutos: hoje, são 38 distritos no Brasil, com mais de 2.300 unidades rotárias, das quais fazem parte mais de 52.000 rotarianos. No mundo rotário, o Brasil encontra-se em terceiro lugar em número de clubes e quinto em número de sócios. Além disso, três convenções internacionais já foram realizadas no Brasil: uma em 1948, na cidade do Rio de Janeiro, com 7.500 participantes, outra na cidade de São Paulo, em 1981, com 15.000 participantes, e a última também em São Paulo, em 2015, novamente com cerca de 15.000 participantes. Três ilustres rotarianos brasileiros também já ocuparam a posição de Presidentes de Rotary International: Armando de Arruda Pereira (1940-41), Ernesto Imbassahy de Mello (1975-76) e Paulo Viriato Correa da Costa (1990-91), todos já falecidos.

Postado em 25 de Maio de 2019 por Rotary Club de Marechal Cândido Rondon

O Rotary no mundo

O Rotary Club de Marechal Cândido Rondon chega aos seus 50 anosneste mês de junho. Fundado em 23 de junho de 1969, a história do Rotary Marechal começou a ser escrita muito antes da sua própria existência. O Rotary começou como uma ideia há 114 anos. O primeiro clube de prestação de serviços do mundo, o Rotary Club de Chicago, foi formado em 23 de fevereiro de 1905 por Paul Harris, um advogado que queria reproduzir em um grupo profissional o mesmo espírito de amizade que caracterizava as cidades pequenas de sua juventude. O nome “Rotary” surgiu devido ao sistema inicial de rodízio das reuniões, que eram alternadas entre os escritórios dos integrantes do grupo. O Rotary tornou-se cada vez mais popular, e em uma década clubes foram fundados em diversas cidades dos Estados Unidos. Em 1921, o Rotary contava com clubes nos 6 continentes e um ano mais tarde adotou o nome Rotary International. Atualmente, 1,2 milhão de rotarianos integra cerca de 32.000 Rotary Clubs em mais de 200 países e áreas geográficas.

Postado em 24 de Maio de 2019 por Rotary Club de Marechal Cândido Rondon

A primeira gestão

“Como não poderia deixar de ser, o seu primeiro presidente foi Miguel Patino Cruzatti”. Desta forma Pedrinho Furlan destaca o amigo que, na época, foi fundamental para que o Rotary Club de Marechal Cândido Rondon se tornasse uma realidade. O primeiro presidente, Miguel Cruzatti, nasceu em Lima (Peru), naturalizado brasileiro. Veio ao Brasil na década de 50, tendo estudado medicina na Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro. Depois de formado veio a instalar-se em Marechal Cândido Rondon, onde residiu e trabalhou até falecer em 24 de dezembro de 2009. Cruzatti recordava com satisfação do início do Rotary no município. Orgulhava-se da campanha “Uma bandeira em cada sala de aula”, que foi modelo em nível distrital. Lembrava também de uma luta, iniciada na época e que até hoje não se concretizou: a instalação de um abatedouro municipal. Em seus depoimentos sobre o início do Rotary em Marechal Cândido Rondon, o médico destacava que as primeiras reuniões aconteciam ordinariamente às sextas-feiras, às 20h30, geralmente no Clube Concórdia, muitas vezes na penumbra, pois a energia elétrica ainda não existia.

Postado em 22 de Maio de 2019 por Rotary Club de Marechal Cândido Rondon

Como foi a fundação do Rotary Marechal

Foi no início do ano de 1969 que o governador do então distrito de Rotary 463 do Paraná, Milton Munhoz, nomeou o toledano Pedrinho Antônio Furlan como representante oficial da governadoria para fundar um Rotary Clube em Marechal Cândido Rondon. O município, na época, contava com apenas nove anos de vida independente, mas já somava um número considerável de lideranças para viabilizar a fundação de um Rotary Clube. “Naquela época inexistiam comunicações fáceis. Não tínhamos rodovia asfaltada, telefone e nem qualquer outro tipo de comunicação rápida. Dirigimo-nos então a Marechal Cândido Rondon e fomos procurar o médico Miguel Patino Cruzatti, expondo a ele nossa missão e solicitando a sua plena colaboração. Para nossa alegria, o Dr. Miguel iniciou contato com as lideranças da cidade e em pouco tempo, após diversas viagens a Marechal Cândido Rondon, tínhamos um esboço dos possíveis sócio-fundadores, que representavam no momento as mais expressivas lideranças daquela comunidade”, destacou Pedrinho Furlan. Uma vez passado este processo, o representante do governador comunicou a relação dos sócio-fundadores. A primeira reunião do clube aconteceu no dia 12 de junho de 1969, sendo que a Carta Constitutiva do Rotary International é datada de 23 de junho daquele mesmo ano. “Devo confessar que uma das maiores alegrias da minha vida foi conseguir a constituição e o início do perfeito funcionamento do Rotary Club de Marechal Cândido Rondon”, acrescentou Pedrinho Furlan. Imagem: Pedrinho Furlan, de Toledo, um dos principais responsáveis pela fundação do Rotary Marechal. (Foto: Carlos Rodrigues)

Postado em 20 de Maio de 2019 por Rotary Club de Marechal Cândido Rondon

VII Torneio Brasileiro de Tênis para Rotarianos

O VII Torneio Brasileiro de Tênis para Rotarianos irá acontecer na cidade de Foz do Iguaçu/PR nos dias 13 a 16 de novembro de 2019. As inscrições já estão abertas através do site www.itfr.org  Além de rotarianos, também podem participar os cônjuges, filhos, netos, genros e noras. Mais informações diretamente com a organização do evento. O valor das inscrições serão destinadas para a Fundação Rotária através do programa EndPolioNow.

Postado em 20 de Maio de 2019

Reuniões Quartas-Feiras | 20:00
Rua Paraná,5032 Cep: 85960-000